Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail:

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DURANTE A JORNADA ACADÊMICA

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DURANTE A JORNADA ACADÊMICA

Por Angela Candido - Psicóloga

Vivemos numa sociedade que valoriza e define o conhecimento  como principal pilar para o sucesso profissional e, diante disto, cabe salientar a importância de se adquirir a compreensão e percepção com nitidez em relação aos conteúdos estudados, ao contrário, passamos apenas como seguidores daquela informação.



Estudos apontam que cada pessoa desenvolve seu estilo de aprender e reter informações de forma diferente. É importante você identificar o seu estilo dominante de receber e processar a informação para assim planejar e programar de forma mais assertiva a sua rotina de estudos. 

Felder e Silverman (1988) resumem quatro dimensões simplificadas, mas que podem contribuir a construir uma rotina específica. Em qual estilo você se identifica?

Ativo – o indivíduo coloca esforço no aprendizado e gosta de trabalhar em grupo;

Reflexivo – prefere aprender a pensar e gosta de trabalhar sozinho, no máximo com um ou dois colegas;

Sensitivo – concreto, prático, voltado para os fatos;

Intuitivo – conceitual, inovador, voltado para a teoria;

Visual – prefere apresentação visual do material tais como diagramas, fluxogramas ou imagens;

Verbal – o indivíduo se identifica com escritas e explicações comentadas;

Seqüencial – o processo de aprender é linear; o aprendizado acontece a medida que o conteúdo vai sendo incrementado;

Global – o sujeito processa o conhecimento de forma holística, ou seja, busca a compreensão dos fenômenos em sua totalidade.

Cabe lembrar, que cada pessoa pode se identificar com mais de um estilo de aprendizagem o que poderá ser um facilitador em organizar sua rotina específica de estudos.

Para incrementar este conteúdo, deixo algumas dicas simples e valorosas para você que é estudante ou está planejando ampliar suas competências nestes tempos de inovação.

  • Mantenha seus pensamentos baseados em fatos e acontecimentos positivos. Procure sempre se lembrar de suas vitórias, pois, já disseram os pensadores “você é aquilo que acredita”.
  • Estudar não pode ser uma obrigação; estabeleça objetivos;
  • Faça um cronograma com conteúdos e prazos para você se guiar, principalmente neste período de aulas remotas;
  • Identifique o seu estilo de aprender;
  • Cuidado com a procrastinação, um dos maiores inimigos dos estudantes na atualidade;
  • Seja ponderado ao elaborar seu cronograma de estudos a não focar excessivamente conteúdos que gosta, pois há uma tendência a desenvolver gosto pelo que já dominamos.

Para concluir, observamos as diversas formas de contribuição do conhecimento  à formação integral da pessoa e como o desenvolvimento das capacidades tanto cognitivas como da convivência social podem ser responsáveis pela construção do sujeito. 

Agosto de 2020.